Falando de xixi...

8 de abril de 2010
Quando pensa que não... cá estou eu falando de coisas estranhas!
Ao abrir meu email hoje pela manhã, fui surpreendida com a seguinte pergunta: "Onde você faz xixi?"
Pensei logo de cara - vindo de quem veio, rs - se tratar de alguma bobagem dessas que rola sempre na net. 
Movida pela curiosidade, como sempre, abri e comecei a ler o texto... 
Embora seja diferente, interessante e um pouco estranho,os dados contidos me levaram a pensar no assunto.
Não poderia deixar de compartilhar com vocês! Segura essa:

Seguindo o conceito de sustentabilidade, pintou por ae, e por aqui também, uma campanha muito interessante, no mínimo diferente, inusitada. Alguns acham uma atitute nojenta, de mal gosto, porém muito comum para muitas pessoas, muitas mesmo (estou me incluindo e incluindo muitos de vocês também), é o simples fato de fazer xixi no banho! Isso mesmo! Fazer xixi, urinar, tirar a água do joelho, e por ae vai.
Se mesmo assim, você ainda não aderir a campanha, vão aqui alguns dados: uma descarga gasta até 12 litros de água potável, ou seja, 4.380 litros de água por ano, e isso se vc mora sozinho e da descarga uma vez por dia, agora se você mora com sua família e pelo menos mais um irmão, vocês gastarão 17.520 litros por ano, isso se você e seus familiares usarem a descarga uma única vez no dia. É pra ficar assustado mesmo! E falando de Brasil agora e levando em consideração que a maior parte do estado de São Paulo, e outros estados, é abastecido pelo aquífero Guarani, estamos jogando fora mais de 20 mil litros de água mineral por ano.
Voltamos aos dados, economicamente falando agora. Como o clima brasileiro é muito quente, as pessoas tomam pelo menos um banho ao dia, ou pelo menos deveriam tomar (rs), com isso, se fizermos xixi ao menos nesse único banho economizaríamos quase 20 mil litros de água potável por ano, isso tomando como exemplo a família de 4 pessoas. Mas dae você vira e pergunta: e as outras vezes que eu faço xixi e não estou no banho? Com certeza você estará ainda desperdiçando água, mas pelo menos contribui para que este gasto desnecessário diminuisse. Há ainda algumas residências que possuem o seu próprio sistema de tratamento de água, aqueles parecidos com os que os shopping centers possuem, que tornam a água reutilizável, porém imprópria para o consumo. Há ainda alguns sistemas que captam a água das chuvas e a redirecionam para o sistema.
São sistemas caros, porém muitas pessoas que estão construindo suas casas hoje em dia optam por ele, bem como o sistema de aquecimento solar, pois a economina que elas proporcionam é benéfica para o bolso e para o meio ambiente.

Pois bem, a palavra de ordem agora é sustentabilidade. Por isso, vamos todos fazer xixi no banho!

0 comentários: