Soluços...

7 de maio de 2010
Ai que droga! 
Desde ontem a noite, me encontro desconfortavelmente "soluçante"!
Estava eu na rodinha de amigos, entre comes e bebes, risos, gritos, cochichos e algumas ofensas, quando fui interrompida pelo som - hic! -  (e logo em seguida risos daqueles que estavam comigo) do soluço! Desde então, não parei de soluçar... eles vêm e vão!
Daí, tentei com coca-cola, açúcar - costumava funcionar - susto, pluma na testa... eles paravam, mas minutos depois, lá estava eu novamente a soluçar - e ainda estou!Mas, o que é - o raio - do soluço? O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) junto com uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração. Normalmente, o soluço não causa problemas para a saúde e desaparece espontaneamente em alguns minutos. 
O soluço pode aparecer quando comemos muito rápido - engolimos ar junto com a comida -, ou quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma. Outras causas comuns de soluços:

* ingerir bebida gelada enquanto come comida quente; - ou esse...
* arrotar; - JAMAIS!!! Esse, definitivamente, não é o motivo do meu soluço!
* ingerir comida muito quente ou apimentada; - éh!
* gargalhar ou tossir vigorosamente; - Foi isso! Com certeza...
* ingerir bebidas alcoólicas em excesso; - Não querido, eu não bebo! Se Coca cola em excesso causar soluços...
* chorar alto;  - chorar de rir conta?
* desbalanceamento eletrolítico; - An?!
* falar continuamente; - Mulher geralmente fala continuamente, imagina quando tem 4 mulheres...
* falta de vitaminas; - Vou ali fazer uma de abacate, agora! (Num é dessa vitamina que estamos falando, né...)

Qualquer nova sugestão que me faça parar de soluçar me digam, por favor!!!

2 comentários:

Daniel Silva disse... [Responder comentário]

toma água. dá três golinhos e deu! comigo sempre funciona! hehehe

abraço

Karen Oliveira disse... [Responder comentário]

Obrigada pela dica, Daniel.
Vou tentar... se funcionar de dou um doce!
Abraço!